15 de agosto de 2013

Relacionando a matemática com a perspectiva Freiriana


No artigo “O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIRIANA”, de Adriano Cavalcante da Silva, percebe-se a importância da utilização dessa perspectiva Freiriana no ensino da matemática. “Pois podemos utilizar os pensamentos de Paulo Freire no ensino e na aprendizagem da matemática, pelo fato de apresentar um ensinar e aprender na dimensão humana e na valorização entre os sujeitos.  A educação para Paulo Freire deve favorecer a conscientização dos sujeitos numa relação respeitosa e dialógica entre o educador-educando através de uma reflexão crítica da realidade, construindo dessa forma a práxis libertadora”.

Nesse trabalho percebe-se que a formação de matemática  de muitos professores foi precária em relação a formação para a cidadania, que o educador Paulo Freire tanto defendia, ou seja, “somos seres históricos e inacabados buscando esse reconhecer da realidade para poder lutar e transformá-la”.

Alguns professores de matemática fazem seus próprios relatos nesse artigo, pois o objetivo era articular alguns princípios Freirianos no processo de ensino-aprendizagem em Matemática para formação de cidadãs e cidadãos críticos.

Um dos professores entrevistados relata:  “ leva o conhecimento matemático de forma aprofundada e de qualidade, mas quando finaliza apresentando os caminhos do Vestibular, Enem, Concursos e outros meios”... Percebe-se “ a falta de um diálogo no sentido que Paulo Freire apresenta nos seguintes questionamentos “por que e para que estudo? Contra que e contra quem estudo?”. “ O professor  deve sempre ser um mediador. Deve ter um olhar clinico para que consiga enxergar as expectativas dos seus alunos, aproveitando o máximo o potencial de cada um deles, respeitando o seu ritmo e auxiliando-o para que avance. Em segundo lugar estudar, estudar e estudar sempre, conhecer bem sua matéria. Fazer o melhor no seu espaço, na sua sala de aula e, paralelamente, lutar para que tenha melhores condições de trabalho, salários mais justos e formação continuada”.

O autor desse artigo defende que: “segundo Freire,  não há ensino sem aprendizagem e não há aprendizagem sem ensino. Dessa forma podemos concluir que educadores e educadoras desenvolve simultaneamente um ensinar-aprender e os educandos e educandas desenvolvem simultaneamente um aprender-ensinar”.

Portanto, esse trabalho nos faz refletir nosso papel como professores, que o principal, segundo Paulo Freire, é formar o nosso aluno em um cidadão e não em um mero sujeito sem pensamento crítico social. Sendo assim:

 “Se nada ficar destas páginas, algo pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar” (FREIRE).


 Disponível em: http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/1801_438_ID.pdf Acesso: 09/08/2013

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